Alice Polacchine assume o ano rotário 2010-11
Em meu discurso de posse, como governador do Distrito 4680, destaquei a imensa responsabilidade colocada sobre nossos ombros, que representava administrar este destacado Distrito.
E de fato é muita responsabilidade! Primeiro por termos em nossos quadros rotarianos abnegados e totalmente voltados ao ideal do servir. Segundo, por atuarmos em uma extensa área distrital. São mais de 600km a serem percorridos nas visitas oficiais e eventos de nossos clubes. Tudo isso, nos leva a cultivar um enorme conceito de zelo e dedicação a causa rotária. Assim é o Distrito 4680.
De início tivemos que enfrentar o desafio de reorganizar oito clubes fundados na gestão anterior, e que nos provocou alterações em nosso planejamento administrativo. Mas nas visitas oficiais a estes clubes - através de sólida informação e instrução rotária -, nos foi possível a revitalização desses novos clubes.
Foi um ano atípico com o surgimento da crise econômica que afetou o mundo. Atingiu também o Rotary International. Alguns projetos foram prejudicados, sofreram adequações ao momento difícil. Mas pertencemos a uma organização muito bem estruturada que soube, aos poucos, superar a crise. Os Clubes, com criatividade, tiveram souberam absorver esse momento.
A grande responsabilidade dos rotarianos foi quanto ao maior programa da nossa organização, que é a Pólio, pois o vírus hoje está restrito apenas em quatro países: Afeganistão, Paquistão, Índia e Nigéria. As dificuldades da campanha nesses países é enfrentar problemas logísticos. O Rotary tem a responsabilidade de equiparar a Doação da Fundação Bill e Melinda Gates de 355 milhões de dólares no valor de 200 milhões de dólares.
No entanto o nosso Distrito, através dos Clubes, envidou todos os esforços na contribuição para a pólio, com vários Títulos Paul Harris, no valor de mil dólares e outras formas de arrecadação.
Obtivemos a criação de mais Rotaracts Club, um Interact Club , um Núcleo de Desenvolvimento Comunitário e o encaminhamento para a criação de um novo Rotary Club. Realizamos o Intercâmbio de Grupos de Estudos emparceirado com o Distrito 7810, do Canadá, quando recebemos profissionais canadenses e enviamos os nossos intercambistas ao Canadá.
São os Clubes que fazem o Distrito, realizando vários projetos educacionais e humanitários.
Concluímos a nossa gestão com o evento maior, que foi a 49ª. Conferência Distrital. Escolhemos um lema que caracteriza o momento que estamos vivendo: “Construindo o Futuro Através da Ética”.
O mundo tem tido um aspecto violento latente, sempre atravessando momentos dramáticos, em que apetites pessoais se entrechocam e ideologias conflitantes criam atritos, por vezes sangrento.
Os homens, esquecidos dos princípios éticos, parecem provocar, numa inspiração suicida, sua própria destruição. Contudo, nesse caos, existem homens chamados rotarianos, dedicados ao serviço, cooperando para a construção domínio ético. Não atingiram a perfeição, também nunca atingirão, mas unidos e confrontando esse panorama desolados, sem se intimidar com ele, procuram enobrecer a causa humana, através do ideal de servir. Sua própria essência baseia-se na realidade do homem livre, que merece respeito e atenção, do homem que constrói a dignidade, o amor, o altruísmo, ao contrário daquele que destrói a dignidade, através do ódio e da incompreensão.
Para servir sempre, através do companheirismo, os rotarianos contribuem para construir uma sociedade mais justa e solidária, procurando enobrecer a alma humana.
Rotary desfralda a bandeira da esperança, incentiva a amizade, cultiva a compreensão. Haverá sempre um motivo especial para continuarmos nessa estrada, muitas vezes caminhos tortuosos, mas mesmo com terreno minado, com o propósito pela obstinação para promover a boa vontade e a paz.
Nos propomos uma administração de austeridade econômica e dentro desses padrões, realizamos uma Conferência, como o Rotary propõe: sem ostentação e com pequeno recurso financeiro. O que não prejudicou em nada o êxito do evento, com uma bela organização, ótimos palestrantes e com aproximadamente a presença de setecentas pessoas.
Mas é momento de despedir-nos. Este é o momento culminante de nossa participação em Rotary.
Rute e eu tivemos a imensa alegria e conhecer tantos rotarianos, que realmente estão lutando para fazer a diferença, nas próprias comunidades e no mundo afora.
Ficamos profundamente comovidos e inspirados pelo carinho com que fomos recebidos nos Clubes e em observar o compromisso rotário, Dar de Si Antes de Pensar em Si.
Foi muito bom visitar entidades como hospitais, creches, APAES, abrigos e outras, as lágrimas e a esperança refletidas nos olhares daqueles que se beneficiaram do amor ao próximo dos rotarianos e da alegria em seus semblantes pela renovada esperança no futuro.
Foi um ano de incertezas e mudanças inesperadas, rotarianos que através de seus clubes uniram-se e aceitaram o desafio de tornarem suas comunidades melhores. Não permitindo que a instabilidade política ou dificuldades econômicas obscurecessem o trabalho de servir, assegurando assistência humanitária.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o empenho e a solidariedade dos Presidentes de Clubes que, juntamente com seus companheiros, souberam corresponder o chamamento deste Governador.
À Equipe Distrital que esteve a trabalho da administração do Distrito, nossos efusivos agradecimentos.
Ao Colégio de Governadores, que nas horas difíceis estiveram solidários colaborando com a Governadoria, muito obrigado.
E um agradecimento especial ao Coordenador da 49ª. Conferência Distrital, Hermes Pereira da Silva, juntamente com seus companheiros do Rotary Club de São Lourenço do Sul e Casa da Amizade, que conduziram o evento para o sucesso.
À Rute que esteve sempre ao meu lado, acompanhando-me nas cansativas viagens e prestando-me assessoramento, agradeço pela sua dedicação em todas as horas.
Às nossas Secretárias estagiárias Stéfany e Maina, nossos agradecimentos.
E a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a administração do Distrito.
Foi com orgulho que conduzi o nosso destacado Distrito 4680.
É com prazer que passo o bastão do Servir à nossa líder Alice Maria Polacchini, a primeira mulher a assumir o cargo de Governadora em nosso Distrito, dou-lhe as boas vindas e desejo um grande sucesso nas realizações do nosso Distrito.
O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos, Fortalecendo Comunidades e Unindo Continentes!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário