EGD Hermes Pereira da Silva - RC de São Lourenço do Sul - RS
Sinto-me feliz quando Companheiros Rotarianos, em momentos de reuniões rotárias se manifestam de forma carinhosa e com sabedoria, deixando transparecer o verdadeiro Companheirismo. Este companheirismo que nos coloca em um mesmo nível, independente de raça, religião ou sentimento político-partidário; que nos une em torno do ideal de servir; que nos torna íntimos e amigos.
Este relacionamento é muito importante. Digo-lhes que para mim este é o 5º Pilar de sustentação de um Clube Eficaz e, por conseqüência, de Rotary International.
Pouco adiantará seguirmos os quatro caminhos determinados para que um Clube seja eficaz: "Manter estável ou desenvolver o quadro social; Implementar projetos para sanar as necessidades das comunidades locais e de outros países; Apoiar a Fundação Rotária por intermédio de participação em programas e contribuições financeiras; Formar líderes capazes de servir o Rotary além do âmbito do clube", se não houver entre Companheiros, Companheirismo.
É sabido que em todos os grupos de trabalho, sejam eles pagos ou de boa vontade, se não houver entre seus membros um bom relacionamento, uma boa amizade e, principalmente respeito mútuo dificilmente estes grupos terão sucesso.
Em Rotary não é diferente. Se houverem todos estes ingredientes o Companheirismo acontecerá ao natural, resultando, dessa forma, na realização de magníficos trabalhos comunitários.
Tudo o que é feito com satisfação, é óbvio, sempre se aproxima da perfeição, o que é bom para quem o realiza.
Quando entrei em Rotary, em 1966, no Clube onde fui admitido, havia um Companheiro sócio-fundador, hoje saudoso, chamado Carlos Silveira, sexagenário, farmacêutico que, numa noite, em reunião, no momento em que eu estava exercendo a função de Diretor de Protocolo (inexperiente que era) ele observou meu comportamento.
Após a reunião, chamou-me a parte e, delicadamente disse-me que havia notado minha preocupação em me comunicar da forma mais formal possível. O que, segundo sua experiência, estava me sendo prejudicial. Que ele me sugeria que, na próxima vez e, partir daí, sempre me dirigisse aos meus companheiros com respeito, dignidade, mas, principalmente, com muita simplicidade; que procurasse me manifestar no ambiente rotário como se estivesse a conversar com membros de minha própria família; que em agindo dessa forma estaria tornando as coisas muito mais fáceis para mim e que, indiretamente, para todos os demais companheiros, o que, certamente deixaria todos a vontade, tendo por conseqüência o desenvolvimento de Bom Companheirismo.
Observe, disse-me ele: "Rotary, apesar de ser disciplinado, é extremamente simples e objetivo; em uma reunião não existem títulos individuais, todos são chamados apenas de COMPANHEIROS, razão por que é desnecessário fazer-se discursos com requinte, sob pena de suas portas se tornarem muito estreitas para o ingresso de novos sócios". Disse-me ainda: "o Rotary por ser composto por profissionais, tem em suas fileiras companheiros extremamente preparados intelectualmente, que se dedicam, principalmente a pensar, projetar, elaborar. Mas, em contra partida tem muitos, não tão preparados, que se dispõem, com profundo amor, a execução destes projetos. Companheiros magníficos, trabalhadores, verdadeiros exemplos de dedicação. Por isso a necessidade de manter o Clube de forma a que todos se sintam a vontade para se expressarem".
Pois acreditem que a partir daquele momento, até os dias de hoje, tenho adotado este método e, com isso tenho me sentido muito a vontade entre meus companheiros. Procuro, sim, agir dentro dos meus limites. Quando não sei ou não entendo, apenas ouço. Tem sido muito melhor assim do que dizer o que não devo. Com isso tenho certa facilidade de me relacionar com todos os Companheiros que encontro, tratando-os em igualdade de condições, com respeito e admiração, sejam eles de meu Distrito ou não. Pois, em qualquer parte do mundo onde há um rotariano, ali está alguém "Dando de Si Antes de Pensar Em Si". E isto se chama de ROTARY!
Que o Companheirismo seja sempre o motivo maior para que nos encontremos e nos comuniquemos com AMOR E SABEDORIA.
VIVA ROTARY!
Nenhum comentário:
Postar um comentário