quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rotary renova e assim, sustenta a essência do servir


O que mais encanta em Rotary é a capacidade de inovar sem ferir a essência, que é a missão do servir. Anualmente, por exemplo, durante a Assembléia Internacional, na cidade californiana de San Diego, nos EUA, são apresentados o novo lema aos governadores eleitos de todo o mundo. As palavras motivadoras, o entusiasmo, o exemplo de organização, encantam e incentivam as lideranças em sua missão, nas muitas palestras e oficinas.

Neste ano, no período de 18 a 24 de janeiro, foi a vez do presidente eleito para 2010/11, Ray Klinginsmith promovar uma simpática provocação às lideranças rotárias presentes, onde  estava Alice Polachini, nossa governadora eleita para 2010/11. O líder convidou aos futuros dirigentes eleitos a "avaliar procedimentos tradicionais que não funcionem mais e adotar novas práticas sempre que adequado". A roda denteada movia-se assim, mais uma vez rumo ao futuro que, defnitivamente, está em nossas mãos.

Klinginsmith explicou também que o lema escolhido tem esse sentido: “Explicar o Rotary a não-rotarianos e validar nosso trabalho para os rotarianos". As palavras que escolheu para descrever a missão do Rotary e dar destaque a suas realizações são: “Fortalecer Comunidades – Unir Continentes".

Em seus 50 anos de experiência rotária aprendeu a dar ênfase às comunidades, sejam elas próximas ou distantes. Por exemplo, como bolsista da Fundação Rotária, estudou por um ano na África do Sul, tendo sido a primeira pessoa de sua pequena cidade de Unionville, nos Estados Unidos, a estudar no exterior.

Assim, entre o presidente eleito Ray Klinginsmith e o atual, o escocês John Kenny, percebemos a sintonia que revigora nossa instituição. Eles não competem entre si, na busca do lema mais original ou da revolução conceitual. Na verdade, um complementa o outro. Acrescentam fibra - conteúdo - à evolução de nosso centenário Rotary. O que disse John Kenny, na mesma San Diego, em janeiro do ano passado e que nos foi retransmitido pelo governador Borges?


"Precisamos olhar além do riacho de nosso vilarejo". Significa que precisamos ter visão além de nossa própria casa e comunidade. "Temos de enxergar além de nossas necessidades, e estar cientes de que a nossa é apenas uma das muitas comunidades do mundo", explicou Kenny. Em outras palavras, Kenny preparava os trilhos para o lema que viria um ano após.

“O futuro do Rotary não será definido na sede mundial, mas em cada Rotary Club, pois cabe a nós rotarianos fazer o que for necessário para manter o Rotary forte", assegura John Kenny.
Essa capacidade de renovação, sempre destacada por ilustres EGDs e lideranças rotárias em nosso Distrito, faz do Rotary International uma entidade cada vez mais jovem e integrada às mais nobres causas da humanidade.

Aliás, a humanidade é a nossa missão, anunciava o presidente Richard King em um dos mais inspirados lemas, no ano rotário 2001/02. Mais uma prova de que o respeito a ética, o amor ao semelhante é o único caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário