A maior e mais antiga organização de prestação de serviços humanitários do mundo chega hoje a seu 105º aniversário. O Rotary Internacional comemora a data com a intensificação das ações voltadas à sua maior causa: a erradicação da poliomielite. Este ano, os Rotary Clubes se concentram especificamente em conseguir apoio para a campanha de eliminação da doença.
O presidente do Rotary Internacional, John Kenny, busca o apoio de líderes mundiais. Ele enviou carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva incentivando-o a continuar contribuindo com a erradicação da polio. Nas próximas semanas, líderes de outros países receberão cartões-postais da campanha, destacando a urgente necessidade de uma ação coletiva para acabar com a doença.
Em 1985, ano de lançamento do Programa Polio Plus, mais de mil crianças eram infectadas por dia no mundo. Hoje, apenas quatro países – Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão – permanecem endêmicos e menos de 2 mil casos da doença foram registrados ao longo de 2009. “Avanços extraordinários foram feitos rumo à nossa meta. Os rotarianos estão comprometidos em acabar com a doença nos poucos lugares onde ela ainda está presente”, afirma Kenny.
Até o momento, os rotarianos já dedicaram mais de US$ 850 milhões a esforços com esse objetivo. No Brasil, o montante destinado foi de 7,14 milhões de euros à campanha de saúde pública. Na região, o governador eleito do Distrito 4680, Valdir Bruxel, entende que a participação ainda pode melhorar. No total, até hoje os clubes contribuíram com US$ 12 mil. “Cabe aos clubes fazer um trabalho de busca por doadores a fim de contemplar a campanha. Enquanto a doença não for erradicada, todos os países terão que investir em prevenção”, destaca. Ele lembra que empresas que quiserem colaborar podem entrar em contato com os dirigentes.
Ontem, o governador eleito participou de um momento em Santa Cruz do Sul juntamente com os presidentes dos quatro Rotary do município. Bruxel, Mauro Braun (Rotary Avenida), Paulo Haussen Sehn (Santa Cruz – Oeste), Henrique Hermany (Santa Cruz do Sul) e Alcindo dos Reis (Arroio Grande) se reuniram junto ao monumento erguido em homenagem ao centenário do Rotary Internacional, em 2005.
O CLUBE
O primeiro clube foi fundado no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago, Estados Unidos, com o objetivo de fortalecer os laços de amizade. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida que o clube tornou-se mais conhecido. Ele foi denominado Rotary, já que o local onde os sócios reuniram-se era rotativo – cada vez no escritório de um deles.
Em 1911 foi criado o primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, no Canadá. Antes de chegar a seu vigésimo aniversário, já contava com quase 200 clubes e mais de 20 mil sócios ao redor do mundo
O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915. Hoje, aproximadamente 1,2 milhão de homens e mulheres participam de mais de 31,6 mil clubes ao redor do mundo. No Brasil, o primeiro Rotary foi fundado em 1923, na cidade do Rio de Janeiro. Hoje são 38 distritos rotários, com mais de 2,3 mil clubes no País, dos quais fazem parte cerca de 53 mil sócios. O Brasil é o terceiro lugar em número de clubes e o quinto em quantidade de sócios, e já teve três presidentes à frente do Rotary Internacional.
Jansle Appel Junior - Jornal Gazeta do Sul - Santa Cruz do Sul - RS
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário