sábado, 22 de agosto de 2009

Santa Cruz do Sul Oeste lança projeto para recolher óleo saturado

O Rotary Santa Cruz do Sul Oeste e a Gazeta do Sul firmaram, no dia 21 de Agosto, protocolo para desenvolverem o projeto Óleo Solidário. O objetivo é conscientizar a comunidade para o recolhimento do óleo vegetal saturado, evitando que seja descartado na rede de esgoto ou mesmo no solo. O acordo, assinado pelo presidente do clube, Paulo Roberto Haussen Sehn, e pelo diretor presidente da Gazeta, André Luís Jungblut, deve se estender, no mínimo, pelos próximos dois anos.


A partir do dia 24, os supermercados Müller, da Rua Ramiro Barcelos e da Avenida Independência, e o Posto Shopping Car, nos seus quatro endereços, disponibilizarão tonéis para
receber o óleo usado em frituras. O Müller e o Shopping Car são os primeiros parceiros do projeto, mas outros estabelecimentos poderão aderir.“Quanto mais apoiadores tivermos, maior será o alcance da iniciativa”, comentou Sehn.


O óleo de cozinha, quando despejado na rede de esgoto, ou diretamente no solo, é um dos principais agentes poluidores do lençol freático. Por isso, o Rotary lançou a proposta de recolhimento, que ganhou adesão da Gazeta. O presidente explicou que muitas pessoas descartam o produto, de forma incorreta, por não terem onde depositá-lo. “Por isso, estamos oferecendo, de imediato, seis endereços para a população.”


Com o passar dos dias, acredita que outros locais poderão ser disponibilizados. VENDA A ideia, segundo Sehn, é que as donas de casas, restaurantes, lancherias e outros, coloquem o óleo em garrafas pet e, posteriormente, entreguem nos postos. Empresas que efetuam a reciclagem, credenciadas pelo Rotary, farão o recolhimento duas vezes por semana. O produto é bastante usado em saboarias e, mais recentemente, na produção de biodiesel. A arrecadação oriunda da venda será aplicada em projetos de conscientização ambiental, com a coordenação do Rotary Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário