Com efeito, o Desenvolvimento do Quadro Social é responsabilidade de todos os associados. E cada rotariano deve ser sempre alertado para essa responsabilidade, pois caso contrário, o clube estacionará e a tendência é extinguir-se. Todavia a admissão de um novo associado precisa ser cercada de cuidados para que o novo companheiro assimile a filosofia da instituição.
Cada Rotary Club deve preocupar-se com a retenção de sócios. Nada adianta trazer novos rotarianos, pois não teria crescimento real do quadro social.
Um dos problemas é a constituição do nosso quadro social; hoje a nossa média etária é elevada. Todas as instituições e organismos, para sobreviver, têm que renovar as suas células. Temos que encontrar a fórmula para atrair e reter novos sócios jovens. Se não tivermos sócios jovens, nossos clubes irão morrer junto conosco.
Precisamos estimular a criação de Interact e Rotaract. A lógica diz que é muito mais fácil trabalhar com quem já conhece o sistema, do que preparar o novo sócio para se familiarizar com a organização. Por isso mesmo, ex-interactianos ou ex-rotaractianos devem ser, preferencialmente, rotarianos em potencial. Estão sob o símbolo do Rotary, já têm amor à entidade, vivenciaram suas obras e amam o ideal de servir.
E não podemos esquecer que estamos deixando de aproveitar nossos ex-bolsistas e membros do IGE que são potenciais rotarianos.
O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS
Carlos Roberto Silveira Borges
Governador 2009/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário