Novembro é o mês dedicado à Fundação Rotária; o mês em que os rotarianos refletem sobre a contribuição que tornará melhor a humanidade, através dos programas que a Fundação oferece. É através da Fundação Rotária a fórmula eficaz para implementar-se programas humanitários que oferecem água para os que têm sede, alimentos aos que têm fome, remédios aos doentes, abrigos aos sem teto e alfabetização. A execução desses projetos humanitários irão gerar melhoria das condições mundiais de vida, que proporcionam a paz e a compreensão internacional.
A Fundação possui um ambicioso projeto que proporciona educação avançada e treinamento prático nas áreas de relações internacionais e da diplomacia. A cada ano bolsistas estudam em sete Centros Rotary para Estudos Internacionais de Paz e a Resolução e Conflitos, proporcionando a capacidade de liderança para homens e mulheres tornarem-se diplomatas e pacificadores. O Programa Pólio Plus ainda é o mais importante da nossa organização, pois a pólio é considerada endêmica em quatro países: Índia, Nigéria, Efeganistão e Paquistão, e o vírus ainda retornou em quinze países africanos onde a doença vem sendo registrada, mesmo que com poucos casos.
O fato da pólio estar erradicada no Brasil não faz com que se negligencie a vigilância em imunizar as nossas crianças, pois há um fluxo migratório de pessoas desses países. Temos que corresponder à credibilidade da Fundação Bill e Melinda Gates, que doou 355 milhões de dólares para erradicação da pólio, devendo envidar todos os esforços para o desafio proposto por Bill Gates, de equiparar as doações feitas com o aporte de 200 milhões de dólares até 30 de junho de 2012. E como nos afirma o Presidente John Kenny: “se falharmos agora colocaremos em risco a nossa reputação e a de todos os rotarianos do passado.”
Devemos divulgar os êxitos na erradicação da pólio, informando os nossos parceiros fora do Rotary, que nos dão credibilidade na nossa atuação: Fundação Bill e Melinda Gates, Organização Mundial da Saúde, Centro para Controle de Prevenção de Doenças dos EUA e o UNICEF. E assim poderemos motivar novos parceiros. Em nosso Distrito proponho a aquisição de um Título Paul Harris, no mínimo, por clube e outras formas de levantar recursos para erradicar a poliomelite. Através dos Programas da Fundação Rotária temos constatado em nossas visitas, as contribuições que os clubes do Distrito tem realizado à diversas entidades, tais como: APAE, creches, asilos, hospitais, projetos de meio ambiente, enfim, organizações que atendem aos menos afortunados.
O futuro da Fundação Rotária está em nossas mãos, através de doações aos Fundos para os Programas Educacionais, Humanitários e Pólio Plus. Tudo o que fizermos para uma vida melhor ao próximo, reverterá em nosso benefício.
Carlos Roberto Silveira Borges
Governador - Distrito 4680
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário