sexta-feira, 17 de julho de 2009

Saudação aos rotarianos do Distrito 4680

Entusiasmo que se reconhece no mais puro companheirismo. Em pronunciamentos que reafirmam a disposição para o servir, causa maior dessa nossa instituição. Os rotarianos comprovam estar preparados para o trabalho que os conduzirá a efetivação das metas determinadas por nosso presidente John Kenny e as nossas próprias no Distrito 4680.

Estivemos, eu e a Rute envolvidos nos últimos dias em uma intensa e gratificante agenda, acompanhando a posse dos dirigentes para o ano rotário 2009-10 e outros eventos.
Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Porto Alegre, Guaíba e Tapes. É só o começo de uma série de compromissos onde a agenda estará sempre pautada pela causa rotária.
As fotos que postamos aqui, representam um pequeno exemplo dessa integração.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rotary Rodoviária empossa nova diretoria dia 15











Rotary Club Rodoviária convida para a posse de seus novos dirigentes. Vamos prestigiá-los!

(clique no convite para visualizá-lo melhor)

Pronunciamento do governador Carlos Roberto Silveira Borges

Ao assumir o cargo de Governador do Distrito 4680 de Rotary International, quero afirmar, em primeiro lugar, da minha satisfação e de minha esposa Rute, que tem me acompanhado na vida rotária, da minha filha Débora e meu genro Alexandre aqui presentes e da minha filha Aline e meu genro Rogério que residem na Suíça, mas que estão presentes em pensamento, em sermos prestigiados por este elevado número de companheiros e companheiras e de seus cônjuges, amigos e convidados, juntamente com as demais autoridades que aqui vieram trazer o seu apoio e o entusiasmo, num momento de grande responsabilidade para nós, quando, sobre os nossos ombros é colocada a administração do Distrito através da governadoria.

Sabemos que o cargo que estaremos exercendo, a partir de 1º de julho é da mais elevada expressão dentro do contexto rotário e muito pelo enorme conceito de que goza o nosso Distrito 4680 pelo que fizeram meus antecessores.

O dia 1º de julho assinala a posse automática de todos os executivos eleitos em Rotary, desde o Presidente de Rotary International, Governadores Distritais, bem como os Presidentes e Conselhos Diretores dos Clubes.

Assume a Presidência de Rotary International o escocês, o companheiro John Kenny, associado do Rotary Club de Grangemouth. Foi Presidente do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda, no ano rotário 1992/93. Além disso, já serviu a nossa organização em várias funções; Ex-reitor da Faculdade de Direito local, John Kenny é Juiz e notório, tendo ainda participado de várias importantes funções administrativas em seu país. Em seu discurso na Assembléia International em San Diego, nos EUA, realizado em janeiro deste ano, onde fomos treinados, John Kenny discorreu sobre a responsabilidade e o dever de todos rotarianos em garantir o futuro do Rotary. As tarefas do rotariano exigem que ele sirva de exemplo em termos de comportamento ético na sua vida profissional e privada.

Os rotarianos deverão trabalhar sob o Plano Estratégico, que tem como prioridade número um, erradicar a poliomelite e as seguintes metas: promover o reconhecimento e a imagem pública do RI, aumentar a capacidade do Rotary em prestar serviços, expandir o Quadro Social em número e qualidade em todo o mundo. Enfatizar o compromisso do Rotary com os Serviços Profissionais, otimizar a formação e capacitação de líderes no RI e implementar integralmente o Plano Estratégico, de modo a garantir continuidade. Tudo isso depende exclusivamente do rotariano, como afirma o Presidente John Kenny em seu Lema “O Futuro do Rotary Está Em Suas Mãos”.

O momento mais emocionante na Assembléia International em San Diego, foi a presença de Bill Gates, fundador da Microsoft e co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates e seu pronunciamento aos 534 Governadores Distritais Eleitos do mundo. A Fundação Gates fez nova doação de mais de U$ 255 milhões ao Rotary para a erradicação da póliomelite elevando para U$ 555 milhões o total comprometido pelas duas entidades. Em resposta à nova doação, o Rotary se compromete a contribuir com U$ 100 milhões. Bill Gates durante a Assembleia International em San Diego, Califórnia, EUA, declarou: “O Rotary em particular, inspirou meu envolvimento com a erradicação da pólio”.

A erradicação da pólio é prioridade do Rotary desde 1985, tendo a organização doado mais de U$ 1,2 bilhões para este fim. Bill Gates elogiou a entidade por prover voluntários e doações que ajudaram a diminuir em 99% os casos de pólio. Atualmente, em apenas quatro países a doença ainda é endêmica – Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão. Devido aos esforços envidados pelo Rotary e seus parceiros, o mundo está prestes a eliminar o vírus da pólio.

Como podemos constatar, através da Fundação Bill e Melinda Gates, temos mais um exemplo da credibilidade que tem a nossa organização, o que torna nossa responsabilidade ainda maior, somados a outros problemas que afligem a humanidade.

Lamentavelmente a humanidade vive em conflito permanente, fruto do fanatismo, da ambição desenfreada e da sede de poder e ter cada vez mais, gerando conflitos, guerras e violências. Os poucos que se dispõem a não aceitar tais estados de coisas são afastados, abafados, menosprezados e alijados das listas por um mundo harmonioso , justo e de paz.

A história nos mostra sobre essas figuras desde Jesus Cristo até Ghandi, de Luther King a Chico Mendes. O mundo seria pior sem estes homens que se esforçaram e esforçam para equilibrar a dualidade antagônica entre o bem e o mal. E Rotary se insere neste contexto, combatendo pela prevalência do bem. Com seus contingentes de um milhão e duzentos mil rotarianos, seus vários programas educacionais, comunitários e de auto-ajuda, nossa organização tem demonstrado ao mundo que os verdadeiros inimigos da humanidade são as doenças, o analfabetismo e outras formas degenerativas do corpo e da consciência. Cada rotariano e rotariana tem a responsabilidade de dedicar-se ao serviço ao próximo. “Dar de Si Antes de Pensar em Si” é o lema de mais destaque da nossa instituição.

Se o Rotary tem sido por mais de cem anos um agente de compreensão, serviço, companheirismo e igualdade, isto se deve a sua filosofia de respeito ao pensamento humano. A força do Rotary baseia-se no direito que cada um tem de escolher sua religião, sua profissão, suas convicções políticas, seu modo de vida, desde que inseridos nos princípios da moral, da justiça e da ética. E como citou, certa vez, nosso fundador Paul Harris, “não hesito em afirmar que a paz mundial poderá ser alcançada, permanentemente, se for baseada na sólida filosofia rotária da amizade, tolerância e prestação de serviços”.


Não obstante existirem inúmeras organizações de serviços como o Rotary, a miséria moral e física propaga-se em grandes proporções em todo o mundo. A erradicação desse sofrimento são muito difíceis. Todavia, não podemos esmorecer. Devemos continuar contribuindo com a nossa parte nos esforços para melhorar a vida de nossos semelhantes.

Nós rotarianos temos que usar a mídia para apresentar nosso trabalho, pois a imagem que o Rotary tem a mostrar, o tornará uma força muito maior, mais difundida, mais procurada e reconhecida. E para mover esta fantástica oficina de serviços, precisamos de mais e mais mãos e mentes. Precisamos encontrar motivação e disposição para aumentar o número de associados e parceiros, pois, só assim, aumentaremos os serviços que hoje prestamos.

Sabemos que há muitos anos, os grandes serviços prestados pelos Clubes rotários, ao redor do mundo, fazendo nosso planeta mais justo, mais humano, mais habitável, se somarmos tudo o que foi feito pelo Rotary, nos seus mais de cem anos de existência, chegaremos a números enormes, justificando, com sobras o empenho de centenas de milhares de rotarianos em servir as suas comunidades.

No entanto, vem-nos a indagação: e nos próximos anos, qual será o resultado do nosso esforço? Teremos braços suficientes? Estaremos no contexto da tecnologia moderna? Nossos clubes estarão preparados para seguir as trilhas abertas por nossos antecessores?

Os clubes deverão ocupar suas posições de vanguarda no apoio às carências sociais para vermos o futuro de nossa centenária organização com otimismo. O serviço prestados pelos clubes e individualmente pelos rotarianos, garantirá o progresso do Rotary neste século 21 e nos próximos. Os Rotary Clubs, individualmente, são os sustentáculos do Rotary.

A expansão de nossa capacidade de prestar serviço à comunidade internacionalmente, pelos nossos clubes, necessitará de mais mãos, e para isso teremos que convidar profissionais e de negócios, para se juntarem a nós nessa missão fantástica.

No nosso Distrito tenho certeza que os nossos Governadores Assistentes, nossa Equipe Distrital, nosso Colégio de Governadores e, principalmente os nossos Rotary Clubs, que tem a mão de obra mais qualificada, que são os rotarianos, me ajudarão a cumprir as metas do Distrito e do nosso Presidente de Rotary International, o escocês John Kenny, que colocou em nossas mãos o futuro do Rotary.

E, para finalizar, convoco a todos os empresários, como fez Bill Gates, que através da Fundação Bill e Melinda Gates, que se tornem parceiros dos nossos trabalhos comunitários.

Que Deus dê força a todos para obtermos um mundo melhor!
“O FUTURO DO ROTARY ESTÁ EM SUAS MÃOS”.

Carlos Roberto Silveira Borges, governador empossado no Distrito 4680


Sábado (4), o Distrito 4680 de Rotary International empossou o governador Carlos Roberto Silveira Borges, que assume no lugar de Tirone Lemos Michelin para o ano rotário 2009-10. A solenidade lotou o salão do Sport Club Itapuí, em Guaíba, com a presença de autoridades estaduais e municipais, além dos rotarianos que assumem o lema que coloca os destinos da ação rotária nas mãos dos clubes, base de tudo que se faz em Rotary, conforme destaca o presidente de Rotary International, o escocês John Kenny. No Rio Grande do Sul, são aproximadamente seis mil rotarianos, em mais de 300 clubes. Não faltarão mãos para um trabalho solidário e eficiente, sempre pautado pela ética e tolerância.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Posses no Rotary e Rotaract Bom Fim

O R.C.P.A. Bom Fim e o Rotaract Bom Fim tiveram posse das novas diretorias no mesmo dia e local: 28 de junho, almoço no Clube do Inapiários na Tristeza. Estiveram presentes a Assistente do Governador do Distrito 4680 2008/2009 Tirone Lemos Michelin, Odete Rech, presidentes de Clubes do Distrito 4680, rotarianos e convidados, num total de 120 pessoas.


A mesa estava assim composta: Presidente do RCPA Bom Fim 2008/2009 Jane Magali Denes, Presidente 2009/2010 Valter C. Mendonça, esposa Cleo Mendonça; Odete Rech, Assistente do Governador 2008/2009, Presidente do Rotaract Bom Fim 2008/2009 Ricardo Pegoraro, Presidente do Rotaract Bom Fim 2009/2010, Daniel Menna.

Inicialmente foram sorteados dois títulos Paul Harris. Os ganhadores foram Luiz Alberto Mota e Jane Alice Machado, que já havia recebido o título e teve acrescida uma safira. A Presidente 2008/2009, Jane Magali Denes, fez um relato das realizações de sua gestão, através de slides projetados e homenageou os colaboradores, passando, em seguida o distintivo para o Presidente 2009/2010 Valter C. Mendonça.

O Presidente Valter C. Mendonça nomeou a Diretoria, com a entrega dos pins rotários 2009/2010 para o vice Presidente: Luis Alberto Mota, Secretário: Everson Camargo, Tesoureiro: José Elias Fernandes, Protocolo: Luis Fernando Dalmas; Representante junto à Fundação Rotária: Rudolf Nielsen; Comissão de Serviços à Comunidade: Jane Magali Denes; Comissão de Desenvolvimento do Quadro Social: Solange Zottis; Comissão de Relações Públicas e Institucionais: Jane Alice Machado.

Metas - O Presidente empossado apresentou as metas da sua gestão: a) Doação de equipamentos num total de R$ 81.000,00, à Fundação Pro HPS, visando reequipar a Unidade de Queimados do Hospital Pronto Socorro; b) Aproveitamento dos recursos hídricos do Rio Grande do Sul; projeto em conjunto com o Rotaract; c) Admissão de 10 (dez) novos sócios no Rotary Bom Fim.

O Rotaract Bom Fim encerrou a gestão de Ricardo Pegoraro e deu posse a Daniel Menna, que nomemou o Conselho Diretor. Os rotactianos do Bom Fim na totalidade prestigiram a posse. Por fim o Colégio 1o de Maio, representado por 25 alunos, fez uma apresentação teatral abordando o tema: Assistência aos meninos de rua.